1996 - Best of the Beast

 

Best of the Beast (EMI, 24 de Setembro de 1996) é a primeira coletânea do Iron Maiden. Contém as mais famosas músicas, consideradas "maiores clássicos" desde a fundação da banda (que se deu em 1975) até o álbum The X Factor de 1995.

A coletânea foi lançada em 4 formatos, sendo a versão em CD simples a mais comum. No Brasil, o CD possui 16 canções e a última faixa (Hallowed Be Thy Name) precisou ser editada para caber em um CD comum. Esta versão não era edição limitada, mas com a chegada da nova coletânea, Edward The Great, a EMI resolveu retirá-la de catálogo. A versão em duplo CD é mais completa. O encarte contém informações precisas como datas de lançamento de singles, álbuns e discos ao vivo. Traz também uma breve biografia da banda, desde seu início até a fase Blaze Bayley de 1995. O álbum contém 27 canções, entre elas versões raras como a faixa Vírus, que era inédita, a faixa Iron Maiden, que era parte do primeiro compacto da banda, o Soundhouse Tapes, e uma versão da música Strange World que ficou de fora desse mesmo compacto.

Essa versão dupla era limitada. Foi lançada apenas na Europa e Japão, junto com a versão em cassete, hoje item de colecionador. A versão em vinil quádruplo, também raro, foi lançado somente na Inglaterra e EUA. Contém 34 músicas e é a coletânea mais completa da banda.