1995 - The X Factor
The X Factor é o décimo álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden, lançado em 2 de outubro de 1995. Este álbum foi o primeiro do Iron Maiden com o vocalista Blaze Bayley, que antes era da banda Wolfsbane, escolhido por Steve Harris após lembrar-se uma apresentação do cantor numa abertura de um Show do Iron Maiden, anos antes, entrando no lugar do Bruce Dickinson, que deixou a banda para se dedicar a seu trabalho solo.
Obviamente a mudança de vocalista, uma década depois da saída de Paul Di'Anno causou grande impacto nos fãs, juntado com o estilo mais sombrio que o tom de voz de Blaze, bem mais profunda que de Bruce, fez com que a banda mudasse um pouco de estilo. Apesar de críticas fortes a essa nova época, a recepção geral foi de um bom álbum, ao menos sempre considerado melhor que No Prayer for the Dying, lançado em 1990, sendo o penúltimo trabalho de Bruce na banda.
O nome The X Factor tem duas inspirações, a primeira do algarismo romano X significar dez, sendo o décimo álbum da banda, e o Factor X ter sido, de acordo com o Produtor, Nigel Green, a entrada do novo e dedicado vocalista. Foi o segundo álbum, depois de Piece of Mind, em que o título não fosse também título de uma música, como também não figura em nenhuma letra das músicas do álbum.
A Turnê, The X Factour teve alguns problemas, primeiro um desentendimento durante a apresentação de The Trooper no show realizado no Chile, quando um espectador cuspiu nos integrantes da banda, Blaze Bayley e Steve Harris discutiram calorosamente com a platéia, muito embora, somente após terminar a apresentação da música. O desempenho de Blaze foi elogiável na turnê, soube cantar muito bem com seu estilo as músicas tanto de Bruce como de Di'anno, destaque para Afraid to Shoot Strangers, talvez saiu-se melhor ao cantar Bruce, do que Bruce ao cantar Di'anno.
No entanto, os fãs não se acostumaram com a presença de palco de Blaze, quando se comparada com a de Dickinson, maracada por seus saltos, corridas e poses. Blaze geralmente cantava postado em um lugar, levando a platéia com seus braços, e durante os solos andava sobre o palco, o que pode ser explicado por seu acidente de motocicleta anos antes, pelo qual teve uma fratura bastante grave em seu joelho e mobilidade reduzida. Embora toda essa situação fosse bem compensada com o talento de Blaze. The X Factour foi bastante prejudicada quando o novo vocalista desenvolveu uma alergia bastante aguda a alguns elementos usados no cenário, no entanto, durou 1 ano, de 28 de Setembro de 1995 até 7 de Setembro de 1996.